quarta-feira, março 24, 2004

Tempo de recordações

"Como vai Senhor Contente?
Como vai meu caro amigo, Senhor Feliz?
Diga à gente, diga à gente, como vai este país…"


A RTP está em tempo de recordações … e não pude deixar de sorrir ao ouvir esta música. Eu era miúda e adorava. Mas acho que naquela altura eu era fácil de contentar.

Hoje, com a televisão que temos, nem feliz nem contente. Só ainda está ligada pela preguiça de me esticar e apanhar o telecomando, porque o meu maior interesse é despertado por um outro ecran, mais pequeno mas muito mais interactivo.

"… como vai este país…"

Vai diferente, com toda a certeza. Em algumas coisas vai bem mal, mas noutras vai a anos-luz de distância, se por uma lado temos mais violência, menos segurança, por outro temos mais informação ( e desinformação), acesso a muitas mais coisas, podemos ser mais exigentes, aspirar a mais conforto e comodidade. Se por um lado somos mais consumistas, por outro lado também os bens ligados à cultura se tornaram mais acessíveis, quer por serem menos caros, quer por existirem formas alternativas de divulgação, como a Internet.

Sorri da lembrança da criança que eu era então, da forma como olhava o mundo, como sentia a vida. Mas não tenho saudades do Portugal de então, reconheço-lhe certamente virtudes a par com muitos defeitos. E como diz o Povo, para a frente é que é caminho.


Sem comentários: