quinta-feira, março 25, 2004

Música

Uma das secções por onde passo SEMPRE na FNAC é a que eles designam como “Música do Mundo”. Alguns daqueles sons dizem-me muito, sem que exista explicação racional para o facto, porque não cresci a escuta-la, não me foi ensinada na escola, não faz parte da minha história directa e contudo é como se me revisse naquela sonoridade, como se algumas daquelas melodias estivessem entranhadas na alma. São nomes e sons distintos que em comum tem, principalmente, o facto de não passarem habitualmente na rádio. São músicas qe bebem inspiração em tradições milenares.
Andy Irvine, sozinho ou (sempre bem) acompanhado, Christy Moore, com a sua pronúncia característica e boa disposição, Maria del Mar Bonet com quem tento aprender catalão e acertar a colocação da voz, Fairport Convention, Chiftains, MUZSIKÁS … a secção não ocupa muito espaço mas os nomes que me agradam são muitos.

E porque me lembrei disto hoje?
Porque temos o Intercéltico aí à porta, cada vez mais um evento que une Portugal num gosto comum. Podem ver o programa aqui. E se forem ao Rivoli, nem que para isso tenham de empenhar as jóias da família, quem sabe se não nos encontramos por lá.

Sem comentários: