sábado, dezembro 27, 2003

Mimados

Ao descobrir este blog chamado desenhos animados e jogos lembrei-me de um texto que escrevi em que também falava deles.
Acho que hoje estou com disposição de regressar à infância.

(…) para mim a situação mais engraçada de arranjar um outro nome para uma coisa e fazer o seu uso sistematicamente, foi o caso dos desenhos animados.

Os desenhos animados eram os "mimados". Quando a minha irmã nasceu também começou a ver "mimados". Às vezes ecoava em casa um grito de guerra em tom agudo "Mimados", largávamos o que estivéssemos a fazer e corríamos escadas acima para nos "plantarmos" em frente da televisão.

Quando o meu irmão nasceu, já tinha eu quase 11 anos, tornou-se o número 3 do clube dos "mimados". E a palavra “mimados” era tão natural que nem me questionava sobre a correcção do seu uso, apesar de saber perfeitamente qual a sua designação correcta.

Foi já após o nascimento da minha filha, quando ela começou a falar, e a conviver desde cedo com outras crianças no colégio (que não pertenciam ao clube dos mimados), foi nessa altura que eu tive de finalmente abandonar um dos últimos bastiões da minha linguagem infantil.

Um dia a minha filha voltou-se para mim e disse-me:

"Mãe, tu não sabes falar, é desenhos animados que se diz!"

E eu nessa altura contei-lhe a história dos "mimados”, mas a partir de então abandonei o termo.
(…) 22-9-1995

O termo infantil que ainda não abandonei é o nome com que designava a minha avó, e esse nunca será abandonado.

Sem comentários: