quinta-feira, novembro 27, 2003

Para a Ofélia …a propósito do Natal

O que é o Natal para ti? O que precisas para sentir o Natal?
A iluminação nas ruas, as lojas cheias, o frio do tempo e o rosto corado pelas horas a fio nas ruas tentando encontrar o presente ideal. Imaginar quem o vai receber, como vai reagir.
É mais fácil sentir o Natal quando existem crianças porque elas carregam-no com elas, nos olhos que brilham pensando em presentes.
O Natal tem a ver com prendas, sim, mas não pelos presentes na árvore mas sim porque o Natal devia ser o tempo em que damos um pouco de nós aos outros. Um sorriso, uma atenção, uma ajuda.
O sentir o Natal existe na minha recordação. Em cada ano acho que o sinto menos, mas quando recordo o Natal que já passou, a distância encarrega-se de lhe dar de novo o encanto e a magia do primeiro de que me lembro.
Contando pinheirinhos entre a casa dos meus avós e a minha casa, tentando enganar o sono que se instalava. O frio imenso e eu enrolada num cobertor com um saco, cheio com agua quente de um pote de ferro colocado na lareira da cozinha da minha avó. O cheiro a resina das pinhas que abriam, a mãos enfarruscadas de brincar com os pinhões. As correrias em volta da mesa enquanto toda a gente consoava. Os cheiros que se sobrepunham.
Nesta recordação não está um só natal, estão muitos Natais, tantos que já não os consigo distinguir, fica só um puzzle de imagens, que encaixam na perfeição como se o tempo não tivesse fronteiras.

Sem comentários: