sábado, novembro 01, 2003

Ginger and Fred

De passagem por um blog (Pegada na areia) que acho, para alem de profícuo em post (mais do que eu, pelo menos), interessante pela diversidade de assuntos que vai abordando, encontrei referência à obra de Frank Gehry.
O assunto está na ordem do dia, mercê da possibilidade de um projecto dele em Lisboa, nem preciso referir qual.
Num post datado do dia 28 de Outubro, intitulado de “Mau presságio”…, falava-se de um dos projectos dele, em Praga, e do modo como ficara assustada pelo aspecto do mesmo nas fotografias encontradas na Internet.
Deixei lá o seguinte comentário:

Acho que decididamente as fotos (lá estão) não são as melhores. Falta-lhe o sol do dia que por lá passei, falta a variedade de perspectivas que o passeio permite. Falta-lhe o pormenor, falta-lhe cor.
Mas claro que gostos não se discutem, e a força das obras de arquitectura reside no facto de levar as pessoas a tomarem posições, a reagirem.
Que comentários foram feitos sobre os edifícios vizinhos?

Ficam aqui mais algumas imagens.













Acho que independentemente de se gostar ou não da obra de Gehry, um valor deve ser reconhecido à controvérsia criada em Portugal em torno da adjudicação do projecto e da sua obra, que foi o facto de trazer para a praça pública o tema da arquitectura.

Sem comentários: